terça-feira, 10 de agosto de 2010

Andadores para crianças

A Elena começou a andar com suas próprias pernas com 9 meses e 8 dias, muita gente fica muito indignada com isso, e com razão, afinal a guria é meio precoce mesmo, mas isso é totalmente dela , do seu próprio desenvolvimento, eu não forcei ela a andar, até por que acredito que não tem nem como fazer isso, só que sempre deixei ela bem a vontade no chão e dentro de casa! 

Tá, mas o fato é que com essa indignação das pessoas... eu ouço muitas vezes assim... -Nossa, ela já está caminhando! Mas tu colocou ela bem cedo no andador não é?  ou então - Ela já anda e você nem precisou de por ela no andador?

Gente vocês não tem idéia da quantidade de vezes que eu escuto isso, eu não sei por que as pessoas acham que o tal andador ajuda a criança a andar mais rápido... no meu ponto de vista só atrapalha, a criança fica preguiçosa, pois ali dentro ela consegue andar por onde quiser e nem precisa se equilibrar pra isso, pode até andar sentada... e pior a coitadinha tem que andar sem se quer enxergar onde é que tá pisando....E eu fico sempre ouvindo aquela comparação que deixa a gente meio sem graça, mas com um toque de orgulho sabe?! -A tua filha já anda? Mas o meu é 1 mês mais velho e não anda ainda! Eu nunca fico livre dessa comparação!

Gente, a Elena não usou andador... não forcei ela andar cedo assim.... sim, ela é um tanto precoce mesmo... o filho de vocês são completamente normais se vierem a caminhar depois de 1 ano, afinal a maioria das crianças andam depois de 1 ano.... 

Outro dia esteve aqui em casa uma mulher que é agente de saúde, trabalha para a prefeitura e vem aqui em casa anotar traços do desenvolvimento da Elena e ver como andam as vacinas e tal, e me saiu com essa história de "nem precisou de andador". Eu acho essas criaturas, pelo menos as daqui, muito desinformadas, mas isso vai ser assunto para outro post... vocês não acham que agentes de saúde, deveriam levar as informações corretas para a casa da população? deveriam no mínimo ser bem informados sobre desenvolvimento infantil não é?

Bom, fica a minha indignação com essa gente que acha que forcei a menina a andar e com as pessoas que acham que para andar rápido e melhor precisa de andador!!! ai ai ai ...Em qualquer site de desenvolvimento infantil vocês podem encontrar algo sobre os tais andadores e ver que os médicos até os condenam!

beijocas

8 comentários:

  1. aí, o Roger mandou um link que mostra que a sociedade brasileira de pediatria tb é contra!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Joce...
    Tua filhota é lindaaaaa....
    E quero te dizer que já passei por momentos assim cmo vc...amamentação,rotina do baby, e também sobre a função do andador...O Pedrinho andou com menos de 10 meses ..SEM ANDADOR...Como morávamos em Roraima , lá era chamado de ..ANDAJÁ.. bem sugestivo o nome..mas de "anda já" não tem nada...
    A pediatra nos orientou a não usar, pois iria ter problemas nos ossinhos da bacia..e a menina é pior ainda, pois tem a questão de quando for mãe, ter problemas de parto natural..
    Ele usou sim, depois de começar a andar um andador que se apoiva em pé..e ia andando..
    Já o Davizinho andou com 1 ano sem andador... por vontade própia...tudo antural...
    Então estou com vcs nessa "indignação" sobre o folclore que "ANDADOR AJUDA A CRIANÇA ANDAR"...
    BEIJOKAS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Me indigna o povo achar que bebê é fórmula pronta: aos 6 senta, aos 9 engatinha, ao 1 ano anda, ...
    Cada bebê é um e faz as coisas no seu tempo. Anda mais rápido, fala mais tarde e por aí vai!

    Já li bastante sobre andador, mas as pessoas mais velhas tendem a achar que andador é tudibom mesmo, só não sei porque.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carem!!!

    por acaso você é a Carem colega de Facul?
    Se for? eu olho as fotos dos teu meninos e babo de tão lindos que são!
    hahha, Andajá é bom, hehe outro dia já me disseram o nome de Voador... que é bem o que parece né, a criança sai voando por aí sem aprender quase nada...precisamos respeitar o ritmo de cada criança não é!?

    Kah! realmente, eu acho isso um saco de ficar comparando o meu filho com o teu e com o do fulano... cada bebê é um e pronto, já vi crianças menores que a Elena que falam várias coisinhas e a Elena fala quase nada ainda... e daí?! ela é mais rápida no agir, hehhe... não tem idade certa para nada...

    Sabe que cada vez que vou para o sul (casa dos avós) os avós sempre dizem...quando vier da próxima vez de certo já vai estar fazendo isso... e eu digo, mas não dá para comemorar o que ela faz agora? E se ela não estiver fazendo o que eles estão esperando que ela faça? vão se desapontar?!

    deixem as crianças se desenvolverem naturalmente!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Joce..sou sim kkkk
    Como dava aulas desde o início da facul, nunca conseguia seguir um semestre direitinho..então , fazia as disciplinas que precisava, de acordo com o horário da escola que trabalhava, e como era escola particular..já viu , né?? a cobrança era fogo!!!!
    A turma de vcs... digo da Pedagogia -Séries, foi a que consegui me formar , nos formamos juntos..
    Sobre os guris... sou bem coruja... são lindos mesmo kkkkk só que sairam tudo do pai hahahahah
    Teu blog é muito legal...bjão!!
    Beijinhos pra Elena....

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, andador é prejudicial. Além dos motivos que vc citou no post, a criança "anda" com as pernas abertas, e força o andar sem ter maturidade muscular para isso. E, pior de tudo, o andador pode causar acidentes, pois a criança ganha velocidade e não sabe frear, bate nas coisas e perde o equilíbrio.
    Bento também não usou andador, sou completamente contra. Ele andou naturalmente com 1 ano e 1 mês.
    Nem esquente com as críticas e comparações, infelizmente nós mães passamos por isso muitas vezes... O importante é sua pequena estar saudável, esperta e se desenvolvendo super bem!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo em tudo, nunca q um andador vai ajudar pra criança andar mais rápido. isso, pra meu ver é puro comodismo de quem não quer ficar com a criança pendurada pelos dedos ou não quer ter o trabalho de cuidar se colocar ela no chão!

    ResponderExcluir

Qual a sua opnião? Comenta vai!