quinta-feira, 24 de março de 2011

Quando a dorminhoca vira mãe!!!

Eu sempre fui uma pessoa totalmente dorminhoca! Se dava um tempinho, curto que fosse, eu ia dormir! Depois batia a culpa né? Mas é tão bom dormir!

E aí? O que acontece com uma pessoa, desse tipo, quando se torna mãe??? Tá você já sabe que vai ter que acordar várias vezes na noite, pelo menos nos primeiros meses...Tenta se preparar para isso, mas não é bem assim! Você está acostumada a dormir...

Elena sempre dormiu de qualquer jeito... 2 meses

Ao que me pareceu no ínicio, é que a gente segue meio que por instinto nas primeiras semanas, o bebê chama e a gente tá pronta, vai lá, amamenta, troca a fralda se preciso for, põe no ombro para aquele arroto, põe de volta no berço e dorme até a próxima mamada... acontece que uma hora o cansaço pega, não tem jeito, e aí? Aí que me vi por várias vezes dormir amamentando Elena, ou então, dormir com ela no ombro para arrotar.. e não é só um cochilão não, eu dormi com Elena no colo ou no ombro até que ela despertasse para a hora do mama de novo! Sério, cansei de dormir sentada na cama com ela nos braços!

Depois, com 2 meses Elena passou a dormir das 22h30min / 23h até às 7h do próximo dia....sonho nénão? É sonho que durou só 1 mês e me fez desacostumar de acordar várias vezes na noite para amamentar... E ela era tão querida comigo nessa fase, que ela acordava às 7h e eu com os peitos explodindo de leite, ela morrendo de fome... e eu escolhia o que estava mais cheio (quase impossível, mas um deles vazava, o outro não, então vamos no que faz bagunça né) E ela mamava com toda sede e fome do mundo, uma delícia sem fim... e dormia de novo, até umas 9h... e a dorminhoca que se preze, óbvio que não levantava para fazer as coisas que deveriam ser feitas na casa, ficava dormindo até as 9h com sua pequena bebê... aí ela acordava, mamava, e queria atenção, e é aí o bicho pegava... aí tinha que dar atenção para ela, e por roupa na máquina, preparar almoço... começava a preparar o almoço às 10h para poder ficar pronto ao meio dia! Mas no fim, tudo dava certo, tá que algumas vezes eu ligava para o marido ir uma meia hora mais tarde para almoçar por que ainda não tinha ficado pronto, mas ele entendia a situação e as vezes vinha mesmo assim para me dar uma ajuda!

Olha que fofa! ...4 meses

E com 3 meses, quando viajamos para o sul, ela voltou a acordar no meio da noite para mamar... acho que foi aí que pequei, se na primeira vez eu tivesse feito ela dormir sem mamar, coisa que ela já fazia a 1 mês, portanto não ia estranhar passar a noite sem mama, eu fui lá e dei mama, e aí ela continuou a mamar umas 3 vezes na noite até que... até que nem sei direito onde, por que as vezes mamava umas 5 vezes, outros dias, mamava 1 vez só, as vezes não mamava, outras acordava mas dormia sem mama...uma coisa totalmente irregular! Sei que no dia que fez 1 ano de vida, me pediu o peito a última vez, ela já tomava mamadeira desde 9 meses e mamava no peito também... aí troquei a mamada noturna por chupeta, quando ela acordava...E deu certo, pelo menos mamar, não mamava mais de madrugada!

E quando o bebê chora a noite, a dorminhoca que se preze, sai correndo, mas meio dormindo ainda, cansei de acordar, já sentada na poltrona do quarto dela, amamentando ou nanando a bebê... já aconteceu de eu perceber que na real eu estava era sonhando que ela chorava, talvez por dormir pensando no mantra "tomara que não acorde, tomara que não acorde" que acabava sonhando que ela estava chorando, e acordava sentada na poltrona dela, nanando um bebê que nem havia acordado! PIRADA...isso não aconteceram poucas vezes não!

docinho...6 meses

Aí o bebê chora e eu saia correndo, meio dormindo, e claro, a gente tem os passos meio que medidos na cabeça, então chega fácil no berço, mesmo dormindo... sabe onde tem que virar e tal... só que me mudei de casa né?! Aí Elena acorda na primeira noite aqui berrando, e eu me levanto da cama e saio correndo, mas claro, os passos que eu tinha na cabeça, eram da outra casa, e dou de cara na parede... meio tonta, Elena berrando, consigo chegar no berço e dou o colinho que ela quer... Na mudança para essa casa, foram várias noites assim, acho que ela estranhou tudo, o pai que passou a viajar, o quarto diferente... mas depois de 1 mês se adaptou melhor e tudo voltou a ser mais tranquilo!

As vezes a paciência fica curta quando ela acorda inúmeras vezes na noite, a um tempo atrás, cada madrugada que ela acordava, tinha até tempo certo para dormir de novo, pegava ela no colo e ela dormia, largava no berço, deitava na minha cama e podia contar 5min e ela acordava de novo... cansada de levantar e deitar, levava ela para minha cama, como durmo mais sozinha que com o marido (viaja durante a semana), não via muito problema, só que aí, ela dormia, quem não dormia era eu, por que é um tal de vira e mexe, e bate os pés na minha cabeça, e morro de medo que caia da cama....ufa... mas pelo menos eu não precisava me levantar a cada 5 min... ficava ali deitada...mas adoraria que ela soubesse compartilhar a cama! haha o fato é que do primeiro acordar, até pegar no sono pesado e parar com o "mexe mexe", levava sempre 2h, e a dorminhoca, passava o dia de arrasto...

E de manhã? Que a gente abre o olho e torce para que durma mais uma meia hora? Eu faço tanto isso! E parece que acontece é o contrário né? Aí me arrasto até o quarto dela, e a preguiça vai embora assim que olho para aquela carinha linda sorrindo e pedindo mama! hehe

to chão na casa da vó ...11 meses

A vida de mãe dorminhoca é assim... sono e comédia misturado, agora, não posso reclamar não, Elena não é o bebê que sempre dormiu a noite toda, mas dorme bem, sempre dormiu bem... mesmo quando acorda a noite, esse é um acontecimento meio que raro já, agora já faz uns 15 ou 20 dias que ela dorme a noite toda sem acordar, mas desde a muito tempo, que não é comum... acontece 1 ou 4 vezes no mês. hahaha

Que continue assim!

Desculpem o tamanho do post... me empolguei, hehe!

Beijão

6 comentários:

  1. Esta mãe é bem do meu tipo!! Nao é muito fácil se adptar mesmo! Eu mesma logo q ganhei as gêmeas, qdo acordava, minha estava mechamandoi e dizendo q elas estavam chorando querendo mamá! Imaginem o sono q eu tinha!

    ResponderExcluir
  2. Eu era muito dorminhoca quando adolescente. Minha mãe querendo cia para ir a praia e eu lá igual uma poia roncando!!!

    Mas ao "crescer" passei a ter muita dificuldade para dormir.

    E durante a gravidez dormia quase nada!
    E hj, com o Gui dormindo bem a noite, eu ... fico nerdeando na internet hahahah

    ninguém me merece!!

    beijão dorminhocona e dorminhoquinha!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu me vejo fazendo EXATAMENTE assim... ahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Joci, não são só as mães dorminhocas que passam por essas!! Eu me tornei muito mais sonolenta depois que Bento nasceu, estou com sono o tempo todo, hahahahah!!!
    Estamos para nos mudar também, vamos para uma casa nova e uma das coisas que mais penso é como serão as noites na casa nova. Será que Bento vai se acostumar ao quarto novo? Será que terei que dormir com ele por um tempo? Ele já dorme a noite toda sem interrupção há alguns meses (uhuuu!), então fico com medo de que regrida... vamos ver, né!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ah, e o que é essa foto da Elena dormindo abraçadinha com o boneco aos 4 meses?? Que fooofa!!

    ResponderExcluir
  6. Animador....rsrssrsrs.....Adorei teu blog, estou grávida de 7 meses e já não consigo dormir direito com falta de ar, azia, o bebê mexendo...enfim, fico imaginando como vai ser quando ele nascer!!!!Considerando o fato de que durmo muitooooo!!!!!!

    Estou escrevendo um blog também, da uma olhada la depois...

    Abraços

    ResponderExcluir

Qual a sua opnião? Comenta vai!