sexta-feira, 8 de abril de 2011

Blogagem coletiva - Maternidade Real



Acredito que tudo na vida tem uma certa diferença entre a teoria e a prática, como dizem por aí, "na prática, a teoria é diferente"!

Entre tantas teorias, a gente sempre sabe o que, e como deveria ser feito, por tanto, nem sempre dá certo com a nossa forma de viver, ou não gera resultados positivos para nossos bebês, temos que usar do bom senso, e mesmo assim, acabamos pecando aqui ou ali, porém, acredito que nada tão grave! O que vale mais é o amor e o respeito que passamos aos nossos filhos, se eles estão felizes e saudáveis, então estamos no caminho certo! Certo?!

Eu faço o melhor que posso, embora possa errar aqui ou ali, vez ou outra...Dou bronca gritando, sei que não é legal, e me policio, acontece, que as vezes o ponteirinho do estres bate lá em cima, e o grito sai! Ok, eu odiava quando minha mãe fazia isso comigo... e aí me vejo escancarada tal qual ela, e penso, não era isso que eu queria! Enfim... aquele negócio, de com toda calma do mundo, se abaixar na frente da criança e com voz firme, alertar que não pode fazer isso ou aquilo, nem sempre dá certo no auge do nosso cansaço!

Deixo Elena comer doces vez ou outra, mas ela também come saladas, brócolis, vagem, cenoura, entre outros, então? não vejo problema, está saudável, óbvio, não deixo exagerar, mas algumas vezes permito um docinho aqui outro ali, depois que ela completou 1 ano de vida!

Ela se "autodesmamou" no dia que fez 1 ano, já tomava mamadeiras algumas vezes no dia, e me dispensou, dou leite de vaca, e ela toma muito bem!

Brinca com as cadelas da casa, anda de pé no chão, vez ou outra já peguei ela enchendo a boca de areia, Vit. S e coisas do tipo! Acontece, faz parte!

Assiste dvds, televisão, e brinca com brinquedos com luzes e músicas, mas também brinca com brinquedos pedagógicos e brinca muito, muito mesmo comigo, todos os dias brincamos de muitas coisas, dançamos, cantamos, por vezes fazemos biscoitos, pães e bolos juntas, outras plantamos sementinhas de tudo e mais um pouco, saímos para fora para molhar as plantas....coisas cotidianas, que nos alegram.

Amamentei exclusivamente até os 6 meses em livre demanda, em livre demanda até 1 ano, embora ela já mamasse algumas vezes na mamadeira a partir de 9 meses, mas o peito continuava lá, sempre que queria, peito nela!

Elena dorme no seu próprio berço desde 15 dias de vida, e no seu próprio quarto desde 5 meses, a cama compartilhada não funciona para nós, por que eu não consigo dormir!Mas que tipo de mãe que pensa só nela? Não gente, sério, penso nela também, afinal, para ser uma boa mãe, precisa ser uma mãe descansada! não é?!

Bom esses são uns exemplos do que nãodeve ser seguido, é o que foge do ideal, da teoria! Mas faço o melhor que posso! Sou humana antes de ser mãe, não sou programada para viver sempre pela teoria, assim como minha filha não é um robozinho que recebe toda a programação certinha para que funcione bem, na vida real, algumas coisas nos escapam do ideal!

Sou uma mãe sem muitas paranóias, sem  muito radicalismo, um pouco permissiva com algumas coisas, mas nada permissiva com outras, algumas vezes chego a fazer de conta que não estou vendo a bagunça, só para ver minha filha se divertir mais um pouco com a lambança que tá fazendo!

Só o tempo vai me dizer se esse é o caminho certo! Por enquanto está funcionando para nós, Elena está sadia, feliz, se desenvolvendo bem, me ouve muito bem quando digo um não, adora brincar, é carinhosa demais, quando está com saudade do papai, fica mais manhosa, e quando ele chega é uma explosão de alegria!

É isso, entre erros e acertos, faço o melhor que posso, com muito amor e muito carinho, sou a Melhor Mãe que eu posso ser!

5 comentários:

  1. Perfeito, amiga.
    Ninguem é perfeito para todos, mas somos perfeitas para o nosso pequeno ou pequena. e isso basta ;)
    Elena está cada dia mais linda e querida e você é parte disso.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Elena reconhecera a mamãe maravilhosa que vc é!

    Voce me incentivou a cozinhar com o filhote, sempre que o faço, lembro de vcs duas!

    Beijos grandes

    Parabens!!!

    Fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  3. AMEI, ATÉ ALGUMAS LÁGRIMAS ME ROUBOU,... TE ADMIRO DEMAIS AMEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...
    VC É O MAIS PERTO DA PERFEIÇÃO DE UMA MULHER...
    PRA MIM VC É PERFEITA..... AMOOO

    ResponderExcluir
  4. Que legal que vc participou da blogagem coletiva Joci! Sobre os gritos, também me policio para não dar bronca gritando, mas às vezes escapa mesmo. Ninguém é perfeito, e nem temos que ser! A gente vai encontrando nosso equilíbrio e nossa forma de maternar!
    beijos

    ResponderExcluir

Qual a sua opnião? Comenta vai!