terça-feira, 7 de junho de 2011

Crendices

Nessa terra, onde vim morar a 6 anos e meio, já ouvi tanta coisa, que não poderia imaginar que algumas pessoas acreditam, e pior... acreditam tanto que levam muito a sério.

Minha diarista, tem uma mãe benzedera, nada contra claro, afinal minha vó e minha bisavó sempre usam de benzeduras para acalmar os problemas das nossas crias!

Mas juro, que aqui tem coisas que eu nunca imaginei que pudesses existir, pessoas novas, mães novas, de 20, 20 e poucos anos, que acreditam em coisas bizarras, não é uma bezedurinha com um galho verde molhado, falando algumas orações, são coisas maiores... vamos a alguns exemplos de benzeduras, e de crendices estranhas:

- Peito aberto: Alguém já ouviu falar disso??? Eu nunca na minha vida havia ouvido falar, pois bem, (minha diarista tem me dado altas aulas sobre crendices, embora ela não acredite em quase nenhuma, confesso que ela é umas das primeiras pessoas da cidade, que eu conheço que não leva muita fé), continuando, peito aberto, acontece quando a criança é bem bebê ainda, pelo que vi, até uns 4 meses no máximo, a criança começa a chorar, passa alguns dias choramingando, acredito eu que seja algum salto de desenvolvimento, e lá vão os pais, levar a criança na benzedera, que mede a criança com uma fralda de pano, e detecta que a mesma está com o "peito aberto" E então benze e aperta o peito da criança na tentativa de fechá-lo, e então depois amarra uma fralda ou um pano lá, para manter fechado o peito, e então voltar ao normal, a criança, passa alguns dias assim, que ainda desconheço o tempo.

Assadura em bebês recém nascido: Essa eu ouvi 2 vezes só, mas fiquei de queixo caído... Quando o bebê nasce, se você estiver menstruada, não poderá pegar o bebê no colo, por que isso o causará uma assadura muito forte, que para sarar, só lavando a bunda da criança em água onde foi lavado o absorvente da mulher que o pegou enquanto estava menstruada... sério gente, me caiu o queixo e tudo mais, quase desmaio de saber.... só a mãe pode pegar a cria... Vai entender!!!! Medo!

Criança sendo amamentada enquanto outra olha: Outro dia fui visitar uma amiga que ganhou bebê a alguns meses, e ela me pergunta se pode amamentar na frente da Elena... ora, claro que sim, ela mesma que desprezou meus peitos e não quis mais, ok, na mesma semana, pergunto a diarista o que significa isso??? E ela responde que a criança que fica olhando, cria "bicha" ( lombriga) por ficar com vontade de tomar o leite também... aí tem que tirar o leite daquela mãe e dar em um copo para a criança tomar para sanar o problema das "bichas".

Por aqui se ouve muito falar em garrafadas... que é um preparo que benzederas fazem, como remédio para milhares de problemas... e já vi muita gente tomando viu!

Outra que escuto aqui, é de que se vc passar mais de 24h sem amamentar, esquece, não dê nunca mais seu leite para seu filho, que o leite estragou! Gente, quando Elena estava deixando meu peito, fez isso milhares de vezes, tadinha né, tomou tanto leite estragado! Que é isso gente? como o leite vai estragar na teta? Alguém por favor me explica!!!! Pior, já vi muita mulher desmamando por isso, que passou trabalhando e quando viu, tinha passado 1 dia todo e aí, não dá mais, tem que parar de amamentar!!!

Bom, com o sono que estou agora, é o que lembro, mas vou ir anotando aqui o que mais eu souber e o que a diarista me ensinar, e conto para vocês!!!! hehe

Eu digo o seguinte, tudo bem, eu respeito que os mais antigos acreditem nisso, afinal no tempo deles, as coisas não se explicavam de forma mais fácil, não tinha tanta informação, não era tão fácil ir no médico, mas hoje em dia, não tem desculpa né gente... praticamente tudo tem uma explicação mais científica sobre essas coisas, ainda mais de bebês... tem médicos disponíveis... bom, eu penso assim...

E vocês? Que crendices do tipo conhecem?!

Beijão, por favor, perdoem os erros, to caindo de sono.... mas queria escrever esse post a alguns dias, ele estava meio que na cabeça já!

Beijos

21 comentários:

  1. Ola querida, vim conhecer seu blog e adorei. Afinal o layout esta bem parecido com o meu. Quando puder de uma passadinha no www.nanamamaenana.blogspot.com. Ainda estou comecando!
    Olha, essas crendices sao fogo! O pior eh quando os comentarios vem de pessoas muito proximas, tipo a sogra!!! Eh dureza viu!!!
    um bjao.
    Ja estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. hahahahha.......só tem doido nesse mundo!!!

    Acho que farei um post sobre as doidices do Egitao...hahahah...pode?

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  3. Ligia.. realmente, a maioria das coisas que ouço aqui, são de amigas, que talvez até vão ler isso... hehe, é ruim mesmo...você nem sabe o que falar né?!

    Ai Barbara... Faz mesmo... adoro ler sobre essas crendices... hahha Só não pode, como deve!!! hehe

    Beijão

    Fiquem com Deus vocês também!

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando o quanto essas pobres crianças sofrem! Complicado. (mas não menos engraçado, pronto. hauhauhahauh)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. ih.... minha avó paterna é benzedeira também acredita?? Em plena periferia da cidade maravilhosa. Até hoje ela reza as crianças quando nasce e tal...
    Ela é a maior defensora do senso comum.

    Aqui vai algumas pérolas da Dona Lólia:

    - Não pode comer macarrão cru pq dá piolho.
    - Não pode deixar o chinelo virado para baixo pq a mãe morre.
    - Faz mal beber água amamentando.
    - Não pode levantar o bebê por cima da cabeça pois vira o ventre dele...

    chega né! hahahahaaaha

    ResponderExcluir
  6. Agora vai...rs.
    ***
    Eu achei engraçado e estranhíssimo, amiga, apesar de ouvir coisas assim de avó e tals. Normal, né? Esse do chinelo que a Beca colocou, que se deixar ao contrário a mãe morre, eu ouvi muito. Imagina! Acho que era um jeito das avós obrigarem a gente a deixar tudo arrumadinho, só pode!
    Quando menstruei, minha avó paterna também me deu várias recomendações e uma delas era para não lavar os cabelos até o final do fluxo. Imagina a fedentina!!! Eca! Como estava esse final de semana com meu pai, não lavei, né? Minha mãe que me salvou do fedor quando cheguei em casa...kkkk.
    Agora, o melhor é o leite estragar no peito. Como assim?? Então, quando comemos algo que demora a ser digerido, também fica tudo podre lá dentro, né??? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Joci, morri de rir... muito engraçado esse post...pior que comentei com a minha mae ela disse que a menstruação não causa assadura ela seca o leite da mãe! hahahaha ela ainda quis debater comigo...muito engraçado isso e muita gente acredita mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Então o leite não estraga no peitoooo? HAHAHA passei a vida inteira achando que sim, e não é só eu viuu, a grande maioria das pessoas que eu conheço creem piamente nisso!! Minha amiga parou de amamentar justamente por esse motivo!

    ResponderExcluir
  9. Então Anônimo! É o que a maioria das pessoas daqui da cidade acreditam....
    Da mesma forma que sua lágrima não estraga por ficar muito tempo sem chorar, o leite também é produzido por glândulas... logo, não estraga....

    obrigada por comentar, volte sempre...

    ResponderExcluir
  10. Estragar o leit materno??? Nunca tinha ouvido falar ! Bem, a lógica é que, antigamente as mães tinham as amas de leite para seus bebes,maneira pela qual era bem simples, elas dizerem que o seu leite estava estragado e como toda mulher sabe e comenta até hoje, o seios não voltam mais a serem como antes, fácil fato de deixar de amamentar!!! penso ser isso!!

    ResponderExcluir
  11. OUVI DIZER QUE SE RETIRAR O LEITE DA MAMA E JOGAR NO RALO DA PIA UM POUQUINHO SEQUER O LEITE SECA, MINHA ESPOSA TOMA TODO O POUCO QUE MEU FILHO DEIXA É VERDADE ISSO?? DA PIA?? DO RALO??.

    ResponderExcluir
  12. Achei seu site sem querer.. mas ADOREI este post!! só me lembrei que não podemos comer manga com leite que faz mal,... ~.^

    ResponderExcluir
  13. Achei por acaso blog, e ADOREI este post! me acabei de rir junto com minha esposa.. ^.~

    ResponderExcluir
  14. Peito aberto ou espinhela caída é um osso pequeno, flexível, "parecendo um nervo", que se encontra no meio do peito, entre o coração e o estômago, e que pode envergar para dentro.Provocando muita dor,pode ser por pegar muito peso ou golpes de ar e acontece não só com crianças,mas também com adultos,a reza se bem não fizer quem dirá mal,e quanto amarrar a fralda é que pressiona o local fazendo o osso voltar ao normal,portanto nem todo ensinamento é crendice,as pessoas só não tinham o acesso que temos hoje.

    ResponderExcluir
  15. Veja só...Que bom esclarecer sobre isso, até então, não havia encontrado ninguém que o fizesse, ninguém conhecia com clareza, o que seria isso! Obrigada... Mesmo assim, caso acontecesse com um filho meu, eu ia preferir levar a um médico e perguntar, e não sair amarrando a criança...
    Uma pena é postar como anônimo, assim não posso nem agradecer ao seu nome por isso....

    ResponderExcluir
  16. Legal, gostei do seu blog. Também já ouvi muitas coisas engraçadas.
    - Duas pessoas ao mesmo tempo, não podem dar banho no bebê (???).
    - Não pode deixar o bebê se ver no espelho (vira o ventre)... rsrsrs
    - Não pode pegar o bebê pelas costas (fica assustado)... rsrsrs
    - Não pode passar o bebê da cabeça (vira o ventre)... rsrsrs
    - colocar um pedacinho do tecido da manta na testa para passar o soluço (???).
    e por aí vai... rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. olá, quanto a espinhela caída, os médicos não acreditam, entopem teu filho de remédio, e não resolve...

    o médico é importante, mas temos muito a aprender com os antigos

    ResponderExcluir
  18. Nunca se deve caçoar ou duvidar das crendices... muitas dessas praticas acabaram se confirmando mais tarde pela medicina tradicional. os medicos nao sabem tudo... hoje essas praticas ja sao chamadas praticas integrativas e complementares em saude e algumas (como fitoterapia) ja sao ate disponiveis pelo sus

    ResponderExcluir
  19. gostei muito do seu blog eu estava quase tirando meu filho do peito porque ele ficou 3 dias sem mamar dai minha sogra disse que não podia dar mais porque ia atacar as bichas mais ele estava pedindo muito só chorava não queria mais a mamadeira dai não aguentei e deu o peito pra ele minha sogra ficou brava e me disse que se ele começasse a vomitar ou ficasse com muita dor na barriga era pra mim levar ele pra benzer posso com isso mais eu tenho leite e bastante vou amamentar mesmo nunca vi isso leite estragar no peito

    ResponderExcluir
  20. ja ouvir falar de tudo o que vc descreveu acho otimo , sabe isso relmente acontece conheço pessoas que tiveram ,peito aberto vento caido, nervo trocado, rasgadura acredite td isso , ´´´existe ,, as vezes ficamos aduvidar , agora est eu com ums problemas desses , sabe o mais engraçado que est a procura de quem entende do assunto para me ajudar com o tal de peito aberto e a tal dda rasgadura

    ResponderExcluir

Qual a sua opnião? Comenta vai!